Proposta Pedagógica

PROPOSTA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

     Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional fica estabelecido que tudo começa pela elaboração da proposta pedagógica de qualquer instituição. É o primeiro passo, o ato originário da instituição. O que se deseja instaurar é o princípio da realidade pedagógica, que se funda na autonomia da escola.
     Atualmente trabalhamos utilizando o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil como base para nossa proposta pedagógica nos seus três eixos: cuidar, brincar e aprender em situações orientadas. Partindo dele, a equipe de coordenação orienta o planejamento pedagógico da instituição.
Toda a Proposta Pedagógica se instrumentaliza no plano de ensino que contém os objetivos gerais da educação infantil e para cada área do currículo há objetivos, conteúdos, estratégias de trabalho e mecanismos de avaliação.
     A rotina da Educação Infantil é organizada de forma a contemplar a matriz curricular básica do município e sendo dividida em atividades permanentes, atividades principais e atividades de escolha. Os conteúdos são organizados em um quadro que agrega os conteúdos por ano.
Após essa construção dos documentos gerais, todos os conteúdos se desdobram dentro das modalidades organizadoras dos conteúdos: atividades sequenciadas, projetos didáticos e atividades permanentes.
     O foco principal da instituição é a formação integral da criança e o atendimento de qualidade.